itu+imóveis

Investimento no Interior de SP

Financiamento habitacional de casa: comprar ou construir?

Deixe um comentário

Seja o financiamento oferecido por banco privado ou estatal, se vai encarar construir, fique por dentro do procedimentos, desvantagens e vantagens, para que não desanime antes de tentar. E mesmo para quem vai preferir a casa pronta, pode ser útil.

Os últimos anos para a construção civil, numa maneira geral, tem sido de crescimento e ótimos números. Parte desse crescimento se deve aos incentivos governamentais no âmbito de liberar parte do dinheiro do FGTS para financiar a construção do imóvel, o famoso Minha Casa Minha Vida. Com esse incentivo popular para a conquista do primeiro imóvel próprio. Várias famílias agora têm a felicidade de sair do aluguel, o que não leva muito tempo, visto que muitos dos casos já pagam aluguel há anos, e dentro de alguns meses, aqueles que optam pelo financiamento habitacional podem estar dentro do sonho de tantos anos. Para isso, é necessário observar aqui alguns procedimentos e exigências para não perder dinheiro, tempo e ficar frustrado.

O primeiro passo deve ser a escolha do imóvel que, aqui mesmo já escrevi sobre e basicamente são os mesmo procedimentos. A parte, o que deve ser considerado para fins de financiamento são os valores, pois se o imóvel for muito caro, o financiamento da construção fica comprometido. Clique aqui para ler o post sobre escolha do imóvel.

A escolha da instituição financiadora da construção é o próximo passo. Os bancos privados e os estatais tem muitas diferenças em seus planos, diferenciando principalmente nas taxas de juros, entre outros quesitos importantes. Mas os mais importantes mesmos são os juros, tão disputados por essas nossas instituições bancárias nacionais e internacionais já que o Brasil tem se mostrado como paraíso de juros altos, mas essa é outra história. Outros permitem que o interessado utilize o FGTS(no caso do plano oferecido pela CAIXA). Depois ainda pode se mencionar a rapidez de alguns bancos, normalmente os privados que contam com números reduzidos de financiamentos habitacionais, isso em relação aos financiamentos habitacionais do Minha Casa Minha Vida, que nesse caso são famosos pela lenta e burocrática análise de documentos.

Para o próximo passo, o próprio banco pode e irá ajudar caso você deseje. É hora de conversar com o agente bancário. O agente bancário é um extensão do setor de financiamento habitacional, normalmente empresa independente do banco, que pode até ser uma imobiliária, onde serão feitos as próximas reuniões entre cliente e agente para separação de documentos e informações dos próximo procedimentos. Você terá nessa etapa que escolher os prestadores de serviços e antes disso, do profissional de engenharia, o engenheiro credenciado e habilitado a seguir as próximas exigências que a instituição financeira fará. Ele estudará suas necessidades, apresentará projetos e adequações, preencher orçamentos e confeccionar cronograma da obra, tudo para que ocorra o mais perto do previsto, senão isso, é o que deve ser. Assim, o projeto aprovado, é hora de materializar.

Já com imóvel escolhido e escriturado, banco e profissionais selecionados, projeto e financiamento aprovados, é o momento de dar forma ao sonho. Tudo indica que sua rotina desse ponto pra frente será de muitas viagens a loja de materiais de construção, ligações, idas e vinda na obra, pagamentos de prestados de serviço e fornecedores, supervisão e acompanhamento dos estágios da construção. Aqui, eu destacaria ter pelo menos um empreiteiro de confiança, ou que no mínimo seja indicado por vários serviços bem executados. Isso por si só não garante que sua obra não tenha problemas do início ao fim, mas aumenta muito as chances que seja. Para terminar esse parágrafo, não se esquece de guardar todos os comprovantes de compras, recibos e comprovantes de pagamentos, pois serão muito necessários para próximas etapas e no futuro para declaração de IR.

A partir desse ponto, as etapas vão sendo superadas rapidamente. Alicerces, encanamentos, paredes, lajes, contra-piso, instalações de batentes, até a cobertura e término do telhado, tudo em si é de animar pela forma rápida que se toma como custo relativamente baixo ou médio. Em seguida é o momento de rebocar as paredes, começar a pensar no acabamento, lembrando que tudo está no orçamento e você não deve se deixar empolgar nem modificar antes da conclusão, seguindo o cronograma da obra. Não se preocupe, se você ficar com a impressão que a casa ficará pequena demais ou o dinheiro é pouco, pois isso acontece talvez em 100% dos casos de financiamento habitacionais, pois os créditos variam de cidade pra cidade, isso nos casos dos bancos estatais, o que não ocorre com os privados. Em todos os casos, o importante é que está construindo para você e nada impede de futuramente fazer uma ampliação e modificação.

É isso, espero que tenha pensado na possibilidade de construir sua casa própria, que tem sua participação e é por concepção do seu jeito. Além disso, tem a valorização de mercado que torna toda aquisição imobiliária vantajosa, muito mais no seu caso de encarar construir, que administrou até o fim. Assim, tudo sai bem mais em conta para o bolso e sua felicidade será mais duradoura. Para terminar, listo abaixo algumas vantagens e desvantagens para o caso de você não estar tão certo das vantagens. Até breve.

 

Vantagens de financiamento banco estatal

- juros mais baixos

- parcelamento em longo prazo

- valores de parcelas decrescentes

- alternativa ao aluguel em curto prazo

- possibilidade de resgate de FGTS

Desvantagens de financiamento por banco estatal

- sujeito a aprovação

- financiamento parcial(geralmente o máximo é 80%)

- sistema de liberação de verba exige que seja apresentado comprovantes de pagamentos

- lentidão, burocracia e comprovação de renda

About these ads

Autor: itumaisimoveis

Desde 1998 trabalhando no ramo imobiliário em Itu, com foco na necessidade de cada cliente e no pós-venda, oferecendo apenas empreendimentos de sucesso, retorno certo e valorização rápida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.